30 outubro 2010

O que é Halloween ?

Dia 31 de outubro é conhecido como Halloween. Mas como muitas outras datas comemorativas, e bem, existem muitas mesmo, o verdadeiro significado do Halloween foi esquecido ou perdido. Porque voce não acha mesmo que essa festa foi originalmente criada para que as crianças se empanturrassem de doces ou, para inspirar diversos filmes de terror, né?
Muito bem então, vamos aos esclarecimentos.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão conhecido pelos irlandeses  como Samhain (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os Celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas e com o tempo foi estereotipado e ganhou novos elementos.
Porem, algumas tradições que reemcorporaram a cultura Celta, principalmente ligada a tradições mágicas como Wicca, mantem a data com o seu significado inicial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página