30 janeiro 2010

Um pouco de literatura brasileira- Parte II


Continuando a postagem sobre bons livros nacionais...



Olhai os lírios do campo narra a história de Eugênio Fontes, homem de origem humilde  que, com muito sacrifício, se forma em medicina. Na faculdade apaixona-se por Olívia, mas casa-se  com a rica Eunice, por interesse. Nesse percurso, porem é obrigado a virar as costas a família, deixar de lado antigos ideais e a mulher que realmente ama. Mas mesmo vivendo como rico e participando da alta sociedade como sonhava, Eugênio não era feliz. Ele sentia-se inferior aos outros, inútil e sem propósitos.


Eu gosto muito desse livro, a narrativa é bem detalhista mostrando bem o psicológico do protagonista.  A história é atemporal, um menino pobre e cheio de complexos que cresce pensando que o dinheiro e posição social resolvem tudo e são as coisas que mais importam, só com o passar do tempo, com muitas decepções e sofrimentos, ele aprende que as melhores coisas da vida, aquilo que realmente importa são as mais simples. 
É muito bom mesmo.


Um pouco sobre o autor:
Érico Veríssimo é um dos maiores nomes da moderna ficção brasileira, Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 1905. Filho de família tradicional, mas arruinada financeiramente, teve de exercer diversas atividades profissionais, desde ajudante de comércio e bancário até balconista de farmácia e desenhista de imprensa. Em 1930, tornou-se secretário do departamento editorial da Livraria do Globo, em Porto Alegre, para onde se transferiu definitivamente. Em 1932, Erico Verissimo iniciou sua carreira literária, lançando os Fantoches, uma coletânea de contos. Já no ano seguinte, surgiu seu romance de estréia, Clarissa. Desde então, passou a desenvolver intensa atividade literária. Entre suas obras mais conhecidas estão, Olhai os Lírios do CampoCaminhos Cruzados ,Gato Preto em Campo de Neve , O Tempo e o Vento (trilogia escrita entre 1949 e 1961), O Senhor Embaixador Incidente em Antares.






Um comentário:

  1. oi Dani gostei muito do seu Blog e de suas resenhas de livros.
    você ta de parabéns querida! bjsss

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página