Para começar escolhi um clássico brasileiro Dom Casmurro de Machado de Assis:
Dom Casmurro foi publicado em 1900 e é um dos romance mais conhecidos de Machado. Narra em primeira pessoa a estória de Bentinho que, ao longo do tempo, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro, e decide escrever um romance contando sua história de vida. Órfão de pai, criado com pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar , Bentinho é destinado se tornar padre, para cumprimento a uma antiga promessa de sua mãe. Mas, a vida do seminário não o atrai, e tambem ele começa um namoro com Capitu, filha dos vizinhos. D. Glória sofre com a idéia de separar-se do filho único, interno no seminário e ele escapa de cumprir a promessa.
Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.
Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma qual Capitu contempla o cadáver. A partir daí, os ciúmes vão aumentando e precipita-se a crise. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar, e Bentinho se torna ainda mais ciumento e paranóico.
Se Capitu traiu ou não Bentinho é uma pergunta que todos se fazem ao ler o livro, e podem até julgar por si mesmos pelos fatos apresentados por bentinho ao longo da sua narrativa, mas ter certeza ninguém nunca terá.
Dom casmurro é com certeza um dos livros mais importante da literatura brasileira. Ele é constantimente lembrado nas provas de vestibular, e foi adaptado diversas vezes, para o cinema e televisão.
Um pouco sobre o autor:
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro dia 21 de junho de 1839, e — faleceu na mesma cidade dia 29 de setembro de 1908.Foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista eteatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira. Ele escreveu nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600crônicas, Machado também assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando peloMinistério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Ministério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas. Entre suas obras mais conhecidas estão: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.
Lindo o seu blog! Dediquei um selinho para você no meu blog. Passa lá e pega ele. Beijos mil!!!
ResponderExcluir