17 janeiro 2010

Desafio Literario 2010- Janeiro

Eu já comentei aqui no blog que estou participando do Desafio Literário 2010 proposto pelo blog Romance Gracinha. O desafio começou nesse mês de janeiro, com o tema romance de banca. A primeira parte do desafio eu já cumpri, que é ler o livro escolhido, agora vou realizar a segunda parte, que é fazer meus comentários sobre o livro lido e sobre essa experiencia literária.

O livro que escolhi para janeiro foi A maldição de Deborah Simmons.

Quando eu vi que teria que ler um romance de banca confesso que fiquei preocupada. Até então nunca tinha lido nada do genero, sempre achei que fossem livros chatos e sem conteudo ( puro Preconceito rotular qualquer coisa sem conhecer, justo eu que abomino qualquer tipo de preconceito, sinto até vergonha). Eu estava errada! Devem existir livros de banca chatos sim, como em qualquer outro genero, mas, esse livro não era chato, pelo contrario eu li ele (190 pág.) em dois dias. Fui contagiada pela narrativa do livro, que apezar de ser bem simples conseguia manter um clima de mistério e curiosidade do tipo que faz querer chegar logo no fim do livro. É uma leitura descomplicada, que não é cansativo ou enjuativo (como eu imaginava). E, quando tiver uma folga na minha lista de livros para ler (ou simplesmente tiver vontade) vou ler outros romances de banca.  

  Agora um pouco sobre a história do livro, sem aprofundar muito pra não tirar a graça de quem for ler:
Quando tinha apenas quatorze anos Claire conheceu Justin. Naquela época ela era uma menina alegre e sonhadora, ele já era um homem com uma reputação bem ruim. Eles eram só amigos, mas o tempo foi passando e essa amizade poderia manchar a reputação de claire, então seu pai tentou forçar um casamento, e não conseguiu. Justin foi embora magoando os sentimentos da mocinha. Algum tempo depois, claire já com dezoito anos, vai para a capital ,onde mora Justin, para ser apresentada a sociedade (ou seja encontrar um bom marido). O pai dela pretende casa-la com um homem que Justin não considera adequado para ela, e para impedir esse casamento infeliz ele se casa com ela ( na verdade ele está apaixonado mas não quer adimitir). Só que, quem precisa mesmo de ajuda não é a mocinha, é nada verdade o heroí, ele sofre com algo que fez no passado, e que voltou para assombra- lo no presente. E juntos eles tentam superar as desavenças que os separaram no passado e construir um futuro  feliz.  

Então, minha conclusão sobre o desafio desse mês de janeiro  é que foi uma experiencia muito interessante porque me livrei de uma opinião antiga e sem fundamento percebendo que os romances de banca valem a pena ser lidos mesmo que talves não acrescentem conhecimentos mais substancais o livro por si só já é uma leitura divertida e agradável.





8 comentários:

  1. Olá, Dany
    Mt boa sua resenha!
    E é legal vc assumir o 'preconceito' antes de se conhecer qualquer coisa; infelizmente mt vezes fazemos isso mesmo: com pessoas, com comidas, com filmes e até mesmo com livros... rsrs
    E o bom do desafio é q vamos por 'abaixo', mts preconceitos.

    Bjs e até a próxima

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha! Que bom que descobriu um novo gênero de leitura. Até Fevereiro!

    ResponderExcluir
  3. Olha, vou ser sincera, o seu comentário foi um dos que mais gostei, já que até agora eu ouvi dezenas de vezes as pessoas afirmando seus preconceitos sobre esse estilo de livro e sem parecer nenhum pouquinho culpadas.

    Quando vc disse coisas como "abominar preconceitos" e por isso "sentir vergonha" já gostei da sua sinceridade e quando completou com o pensamento exatamente igual ao meu que esses livros "podem não acrescentar conhecimentos mais substanciais", mas que sua leitura é divertida e agradável, vc ganhou definifitavmente minha simpatia.

    Um abraço e até o próximo mês!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dany. Que bom que gostou do livrinho. Deborah simmons é uma das melhores escritoras de banca. Esse livro nunca li, mas te digo que se vc ler sobre os DeBurgh, vc se renderá a ela, rs. A série dos DeBurgh, dela é maravilhosa.

    Olha caso queira conhecer + livros de banca, participa da maratona de banca: http://maratonadebanca.blogspot.com/

    bjs
    Natália

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, suas opniões....Parabéns por ter mudado um conceito sobre os livros de banca....que sua leitura de fevereiro seja prazeiroza.....poderia me dar uma informação...to loka pra add no meu blog aquela estante do skoob q tem ai do lado, mas não sei aonde encontro o atalho, poderia me ajudar...bjus elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oooo adorei a resenha!
    QUe bom que vc perdeu o preconceito XD
    e gostou...

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que a preocupacao acabou em uma leitura agradavel. Adorei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dany!
    Romances de bancas também podem render leituras agradáveis. Daquelas despretensiosas. Leitura de poltrona mesmo.
    Òtima participação!

    Bjs

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página