Estudos Sobre Venenos - Maria V. snyder




Sinopse:
Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... 

 Ixia tem muitas leis rígidas que os guardas fazem com que o povo cumpra para manter a paz e a ordem, tudo sob as ordens do Comandante Ambroze. A jovem orfã Yelena foi condenada a forca por ter assassinado o filho de um coronel. Não importa o motivo ou mesmo se foi um acidente, em Ixia, qualquer um que cometa  assassinato é condenado a morte. Ela passa um ano na prisão e não tem mais nehuma esperança, até que Valek, o braço direito do Comandante Ambroze, faz uma proposta. Ela tem a chance de continuar viva se aceitar tornar-se a provadora de comida do Comandante. É um trabalho arriscado, em tempo integral, e por todo o tempo em que viver, mesmo assim Yelena não pensa duas vezes antes de aceitar. Como garantia que ela não tenha como fugir Valek a envenena com Pó de borboleta, e todos os dias ela deve tomar o antidoto que somente ele conhece.

Nada é fácil na vida de Yelena, ela não pode confiar em ninguém  e muitos não gostam dela por ser uma assassina, o treinamento para seu novo trabalho inclui ser envenenada, e alguém está tentando mata-la. No meio dessa confusão ela se aproxima mais  da pessoa que a envenena todos os dias, Valek, porque ele sempre faz o melhor para o Comandante  e toda a Ixia. Com tantos problemas e lutando para se manter viva, a mocinha ainda consegue se envolver nas intrigas politicas e espionagem. E como se já não bastasse tudo por que tem passado, Yelena desenvolve poderes mágicos  que seriam uteis se ela conseguisse controlar, ou se o fato de alguém praticar magia em em Ixia não fosse um crime punido com a morte.

Esse é um dos melhores livros que eu li esse ano, o tipo de leitura viciante, depois que começa não pode mais para de ler até chegar ao final da história e saber todos os segredos que envolvem a protagonista. o mundo criado pela autora é muito interessante,  tem magia, mistério, e aventura . A protagonista é forte e corajosa, e enfrenta muitas situações complicadas ao longo da historia sem desistir. No momento não consigo lembrar de nenhuma outra mocinha que tenha sofrido tanto, ela não tem família ou amigos, é mal tratada, perseguida, sequestrada, envenenada, e ainda tentam assassina-la varias vezes. E, apesar de ter todos os motivos, em nenhum momento ela fica se lamentando, o que é ótimo porque a historia é narrada em primeira pessoa pela própria Yelena. O romance nesse livro não é muito explorado, pelo menos não de forma aberta. Mas, tem tanta coisa acontecendo o tempo todo que não senti tanta falta de mais cenas românticas.
Um trecho que resume bem a situação dificil da Yelena:
"Se Valek descobrisse minha magia, eu morreria. Se eu não encontrasse uma maneira de ir para Sitia, eu morreria. Se alguém envenenasse a comida do Comandante, eu morreria. Se Brazel construísse sua fábrica e quisesse vingar seu filho, eu morreria. Morta, morta, morta e morta. Morte por Pó de Borboleta estava começando a parecer algo bom. Era o único cenário em que eu poderia escolher quando, onde e como eu morreria."

Estudos Sobre Venenos é o primeiro livro da serie As Lendas de Yelena Zaltana, o que significa que tem muita historia pela frente, muito mais a explorar nesse mundo fascinante. Recomendo o livro para quem gosta de magia e fantasia, ou que só quera dar um tempo nesse tanto de livro muito parecidos que existem hoje em dia, é tudo sobre anjos, vampiros, distopias. É bom variar para não ficar cansativo, e esse livro é realmente bom.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Adoro essa série, e sou super fã da autora. Yelena e Valek são personagens fortes e a história apesar de lidar com magia, está longe de ser enrolada e monótona como muitos livros do gênero.
    Abraços.
    Nel
    http://www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página