16 setembro 2012

Anjo Mecânico - Cassandra Clare




Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 
Sinopse retirada do Skoob

A serie Os Instrumentos Mortais é uma das minhas favoritas. Então quando fiquei sabendo que a Cassandra Clare estava escrevendo uma nova serie sobre os Caçadores de sombra, fiquei super empolgada para ler. Eis que temos Anjo Mecânico primeiro livro da serie As Peças Infernais. Na verdade já faz um tempo que eu li e só agora tive vontaade de escrever sobre ele. Vai entender, tem vezes que quando terminamos uma leitura dá vontade de escrever sobre o livro imediatamente, outras vezes essa vontade não aparece.  Vou primeiro contar um pouca da historia para depois expor minha opinião para ficar mais compreensível.

A história se passa em Londres no ano de 1878. Tessa Gray mora  com sua tia nos Estados Unidos, quando a tia morre misteriosamente o irmão que mora em Londres é a unica pessoa a quem a garota pode recorrer.Então Tessa  viaja para a Inglaterra para se encontrar com o irmão, mas, acaba sendo sequestra e mantida em cativeiro por duas mulheres estranhas. Essas mulheres sabem mais da garota do que ela mesmo, inclusive sobre o poder que até então ela desconheci. A garota está numa situação desesperadora, confusa com suas novas habilidades, e com medo do seu futuro e do que pode ter acontecido com o irmão. E para salvar o dia aparece Will, um Caçador de Sombras e a resgata do cativeiro.

Tessa é acolhida pelo grupo de Caçadores de Sombra, e passa a aconhecer mais sobre essa realidade assustadora do sobrenatural que sem querer ela faz parte. Os outros caçadores que moram no instituto são, Jem um garoto super fofo com um estado de saude delicado, Charlote que apezar de jovem é quem comanda tudo, Henry, o inventor,  marido de Charlotte, Jessamine, outra orfão descendente de Nephilim, assim como Will e Jem. O grande objeivo da garota  é achar o irmão, enquanto seus novos amigos desejam entender o que exatamente Tessa é, e porque um vilão misterioso está traz dela. Até que a história se resolva temos muita ação, lutas, espionagem, armações, e inimigos Automatos. Isso mesmo que voce leu, são robos na Inglaterra do seculo XIX.

É claro que tem muito mais acontecimentos que não posso contar para vocês, só lendo mesmo para entender. Então, minha opinião, esse livro é muito parecido com Cidade dos Ossos, menina perdida e confusa encontra, ou é encontrada pelos Caçadores de Sombra, que a ajudam  entender quem é a protegem do grande vilão.  E não é só no enredo que as historias são semelhantes, a personalidade dos personagens também, Will é quase uma copia do Jace com menos carisma e a Tessa tem a mesma mistura de coragem e vulnerabilidade da Clary. Acredito que numa tentativa de tornar esse livro diferente dos demais Cassandra ambientou a historia na Inglaterra vitoriana. Mas, o tempo que a história se passa não faz a minima diferença no enredo, tinha momentos que eu até esquecia que eles não estavam no tempo atual. Não me entendam mal, o livro é bom, tem todos os elementos que gostamos, ação, mistério,  romance, e a escrita ágil e dinâmica da Cassandra Clare.  Porem, não alcançaram a minha expectativas.

Quem não leu a serie Os Instrumentos Mortais pode ler Anjo Mecânico tranquilamente. Deve ser até melhor porque evita as comparações. Eu pretendo continuar a ler As Peças Infernais porque quero  ver se nos próximos livros a autora trás algo novo e a solução dos mistérios possa me surpreender. Ainda tenho curiosidade para ler algo escrito pela Cassandra deixando de lado o mundo dos Nefilins caçadores de sombra.  




Um comentário:

  1. Seguindo e comentando :D

    Com tantos burburinhos a respeito de Cassandra Clare e sua fama de plagiadora da série Harry Potter, eu não fiquei muito interessado nos livros dela. Mas tipo assim se formos esperar remake melhor que HP né!? Também tem tantos elogios pra série Instrumentos Mortais que, no fim, vou botar na lista de desejado e tentar a leitura de um prequel dessa série, o livro Anjo Mecânico. Com sua resenha fiquei mais curioso

    depois passo aqui pra ler com mais calma

    abçs C.J | http://braunne.blogspot.com.br/ se quiser me dar uma força agradeço :D

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página