28 julho 2011

O Pão da Amizade

Participei de um concurso criado pela editora Leya e a livraria cultura que escolheu 50 pessoas para ler e resenhar o livro O Pão da Amizade antes que ele chegasse as livrarias. Estou super feliz porque consegui ficar entre os 30 primeiros colocados, o que dá direito a um premio, é mais feliz ainda por ter tido a oportunidade de ler esse livro. Tenho que dizer como achei essa capa fofa, e também adorei a idéia de colocar as receitas do Pão no final do livro.
Vou transcrever para vocês a resenha com a qual participei do concurso.

Sinopse:
Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete "espero que você goste". Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragedia que a distanciou da irma, antes sua melhor amiga, Julia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela jogaria fora o presente anonimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recem-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligaçao ao oferecer a elas uma parte da massa. A viuva MAdeline Davis esta trabalhando para manter aberto o seu salao de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay esta numa encruzilhada, com o fim da carreira e o do casamento. Na cozinha do salao de chá de Madeline, as tres mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Nao demora para que todos em Avalon estejam assando o pao em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades tambem apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irma e lidar com uma situaçao que ela preferia esquecer. O pao da amizade conta uma historia espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e familia, mas tambem sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.

A autora  escreve de maneira simples e objetiva, enfocando principalmente na parte psicológica das situações. Ela conseguiu criar personagens muito verossímeis, qualquer um deles poderia ser real, poderia ser um vizinho ou um parente, as situações vividas por eles são possíveis e compreensíveis. Essa proximidade da realidade que a autora demonstra em sua história faz com que nos envolvemos e emocionamos ao decorrer da leitura.
O livro nos apresenta a pequena e pacifica cidade de Avalon, e seus moradores que são pessoas comuns tentando viver suas vidas da melhor maneira. Conhecemos as histórias de Madeline, Livvy, Hanah, Edie, Connie pessoas que estão enfrentando algumas dificuldades. Julia é uma dessas pessoas, ela guarda uma grande tristeza que a afasta das pessoas que ama. Um dia Julia e sua filinha Gracie recebem um presente anônimo que muda sua vida e de toda a cidade de Avalon.  
O misterioso Pão da amizade recebido por Julia, parece algo simples, apenas uma massa com receita e ela pensa várias vezes antes de utilizá-lo. Depois da primeira vez que o pão é feito as coisas começando a mudar.  O Pão da amizade age como uma corrente, se espalhando entre a sociedade, aproximando as pessoas, e incentivando a união e perseverança.
A história mostra como essas pessoas de personalidade tão diferentes superam seus problemas e buscam a felicidade. A cada novo capitulo um personagem se destaca, conhecemos sua vida, personalidade, e problemas diários. Mas, ao longo da história todos estão ligados de alguma maneira, e  o fator de ligação principal é o Pão da Amizade.

Se você quiser mais informações sobre esse livro ou ler as resenhas dos outros participantes é só acessar o site da livraria cultura aqui.

2 comentários:

  1. Bem interessante, principalmente o foco no aspecto psicológico, característica que me atrai sempre, não importa em qual gênero literário.
    Parece ser, acima de tudo, uma história muito bonita, fiquei com uma pontinha de curiosidade.

    Aproveitando, tem sorteio de ESTAÇÃO JUGULAR lá no blog:
    http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2011/07/sorteio-estacao-jugular-de-allan-pitz.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. OI!

    Obrigada pela visita e comentário! Volte sempre!

    Eu já tinha lido alguma coisa sobre o livro. Parece ser mto fofinho. Com certeza é um estilo que me agrada e eu leria feliz da vida. Espero ter a oportunidade.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página