19 novembro 2010

Serie Norte e Sul (North e South)

Conheci essa mini serie através da comunidade do Orkut Series BBC, fiquei tão encantada que me senti na obrigação de escrever sobre Norte e Sul. 



 A história é fala sobre  Margaret Hale, uma jovem do Sul da Inglaterra que por circunstâncias familiares se vê obrigada a mudar-se para o Norte, à cidade industrial de Milton. Para a protagonista, o Sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o Norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Margaret desgosta imensamente da nova cidade, mas, a força do seu carater e o orgulho não a deixam se abater.  Ela procura conhecer melhor o local e seus habitantes, se tornando amiga de alguns operarios , e percebendo a difícil realidade da população local. Já a Mr.John Thornton, dono de uma fábrica textil, a moça não faz questão nehuma de conhecer. Motivada por uma má impressão inicial e o preconceito que tem pela classe de Thornton, ela o rejeita.  Porem, com o passar do tempo e alguns acontecimentos, Margaret  terá que rever suas idéias pre-formadas sobre o seu querido Sul e  sua atual casa, o Norte. E, tambem deverá entender seus proprios sentimentos em relação ao homem que acostumou a odiar.

Eu amei essa serie, é linda. Nem acredito que levei tanto tempo para conhece-la. O romance entre Margaret Hale e Ms. Thornton  é  quase tão perfeito aos de Jane Austen. Inclusive uma parte me lembrou muito Orgulho e Preconceito. Mas, nem só de romance é feito Norte e Sul. Ela retrata muito bem  o choque cultural entre o Norte e o Sul da Inglaterra do século XIX, na época da revolução industrial, com muitos conflitos sociais e políticos. Aborda assuntos como,     capitalismo, a especulação de negócios, greves, organizações sindicais, confrontos de classes e interesses.

mini-serie  é mais uma brilhante produção da BBC, baseada no livro da escritora inglesa Elizabeth Gaskell. Depois de assistir a adaptação queria muito ler o livro, que normalmente é sempre melhor. Infelizmente não encontrei o livro em Português. Vi, lá na comunidade, que a editora Landmark  anunciou que vai lançar uma edição Bilingue. Ainda não tem data confirmada, mas, já traz esperança.( se alguém souber de alguma tradução e puder me passar me faria uma pessoa mais feliz). Uma história de amor, luta, e superação, que mostra uma parte da inglaterra que quase não se ve nos livros de romance. é claro, que já entrou para minha lista de preferidos.  Está recomendadissimo.


3 comentários:

  1. Também assisti a essa mini-série. É linda.
    Vou comprar o livro assim que sair, mas como tenho pressa achei o livro pra baixar. (http://www.4shared.com/get/YFx0H_t3/Elizabeth_Gaskell_-_Norte_e_Su.html)
    Alguns trechos estão confusos, mas igual está satisfazendo minha imensa curiosidade. Como vocês disse que estaria interessada...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica Cristina. Desde que assisti a mini-serie quero muito ler o livro, estou sempre visitando o site da LandMark para saber quando vai ser lançado e até agora nada. vou já baixar o livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você em gênero,numero e grau,acabei de assistir,estou ainda emocionada,com um final tão maravilhoso ,não só o final mas todo o enredo é perfeito e tocante,os atores perfeitos,lindos!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página