27 junho 2010

Desafio Literário- Junho

No desafio Literário desse mês o tema era livros de autoras brasileiras. O meu escolhido foi A Casa das Sete Mulheres, escrito por Leticia Wierzchowski. Eu confesso que a escolha desse livro foi muito enfluenciada pelo fato de eu ser apaixonada pela mini-serie da globo.Mas, descobri que tem muita diferença, principalmente em relação aos personagens.


Sinopse:

Mostra a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha (1835-1845) - a mais longa guerra civil do continente - e suas consequências sobre o destino de homens e mulheres. O líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito com o propósito de protegê-las. A guerra começou a se prolongar, e a vida daquelas mulheres transformou-se para sempre.


 O livro desse mês foi um pouco difícil. Eu confesso que esperava mais desse livro. Talvez por ter visto a adaptação para a TV que, nesse caso, ficou melhor que o livro. Toda a história da revolução Farroupilha é contada de um ponto de vista diferente, a partir das mulheres da familia de Bento Gonçalves. Mas, elas não se envolvem de fato na batalha, as mulheres ficam em uma casa segura, continuando suas vidas como possível e sonhando com um futuro depois da revolução. Cada uma das sete mulheres tem uma história nesse período de isolamento, que eu não contar aqui porque estaria revelando todo o livro. A mais interessante é a da Manuela, sobrinha mais nova de Bento Gonçalves,que se apaixona por Giuseppe Garibaldi, ele é um herói italiano que vem para o Brasil para ajudar os Gaúchos na Revolução. 


Apesar de ter todo esse fundo histórico e épico, o livro se torna muitas vezes cansativo devido ao exagero de detalhes em momentos sem nenhuma importância, deixando de falar mais sobre as características, tanto físicas quanto psicológicas dos personagens. O que eu gostei mais foi da personagem da Manuela que além do amor eterno dedicado ao Garipaldi, e a dedicação a familia, também tinha premonições que, juntamente com as visões de Rosário, davam ar de mistério a história.
Se você tiver tempo e boa vontade leiam A Casa das Sete Mulheres, pois mostra uma parte da história do Rio Grande do sul, mas, tenha em mente que nem tudo que está no livro aconteceu de verdade, principalmente a sobre as mulheres que são as protagonistas do livro.



2 comentários:

  1. Dany
    Eutenho muita vontade de ler este livro, mas confesso que sempre achei que fosse assim ... candativo como voce disse. Eu vi a miniserie e gostei muito. beijos

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter amado a minissérie, nunca me apeteceu ler a obra. Imaginava que fosse do jeitinho que você mencionou. Também tenho uma certa preguicinnha de coisas por demais alardeadas. O caso desse livro que bombou quando da exibição da minissérie.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página