09 fevereiro 2010

Desafio Literario 2010- Fevereiro



Primeiro de tudo, quero me desculpar pelo tempo que fiquei ausente do Blog, eu estava um pouco enrolada. Mas, tudo já voltou ao normal, e até troquei o Layout do Blog. Falando nisso o que vocês acharam do layout  novo?



Bom, hoje vou falar sobre a minha leitura do desafio literário. Nesse mês de fevereiro o tema era contos de fadas  e o livro que escolhi foi O segredo do Vale da lua de Elizabeth  Goudge.

O livro conta a empolgante história da órfã Maria Merryweather, que se vê obrigada a ir ao Vale de Moonacre, onde passará a morar no solar de um velho parente. Sobre aquele lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao tentar decifrar sua história, Maria se vê envolvida numa intrincada rixa de família. E ela resolve devolver a paz e a alegria a todo o maravilhoso vale. Por este clássico da literatura juvenil inglesa, sua autora recebeu em 1946 a Carnegie Medal, até hoje um dos prêmios mais importantes conferidos a livros infanto-juvenis. Em 2009, o livro foi adaptado para o cinema.


Eu escolhi esse livro porque ele possui todos os elementos dos contos de fada que, quando era criança eu adorava, tem princesas, maldição, animais encantados e magia. A história é encantadora , e a autora descreve de uma maneira detalhada todos os lugares mágicos onde as aventuras acontecem, fazendo agente viajar com os personagens. Também criou ótimos personagens, a Maria, que é a princesa da Lua, apesar de ter apenas treze anos é muito corajosa, decidida  e orgulhosa mas, também tem a pureza das crianças, ela tem o dever de quebrar uma maldição causa pela ambição dos seus antepassados e salvar o Vale da Lua. A cumprir esse dever não é nada fácil porque depende de várias pessoas além de Maria e afeta a vida de todos do Vale. 
Gostei muito de tudo nesse livro, da narrativa da autora, dos personagens e da história que cumpriu bem o seu papel do mês de fevereiro sendo um verdadeiro conto de fadas, até mesmo no fato de que o livro traz uma lição moral (ou varias) o que natural dos contos de fada.

Então, esse foi o primeiro livro  que li do desafio literário de fevereiro, eu também estou lendo o livro reserva, Stardust - O mistério da estrela, e em breve escreverei minhas considerações sobre ele.


12 comentários:

  1. Oi Dany,
    Li Stardust para o desafio. Eu adorei, espero que vc goste desse tbm. Sempre vou adorar contos de fadas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da fábula... vou pôr na minha listinha de "próximas leituras"...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha e da história desse livro. Bacana mesmo!

    bjo.

    ResponderExcluir
  4. Adoreii... Assisti ao filme, mas não sabia que tinha o livro OO ( qual livro/filme não tem hj em dia???).. Otima resenha!!!
    Adoreiiii o no layout tbm.. ta muito fofo...
    Bjinhuxxxxx

    ResponderExcluir
  5. muito boa a resenha, e o blog é bem legal, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da histo'ria, pela sua resenha parece bem agrada'vel a leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parece ser fantástico.....amei sua resenha....bjus elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dany também gosto de contos de fadas que integram todos esses elementos que você mencionou. Nos sentimos transportadas magicamente para outro universo. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro bem light e bonitinho. Vou anotar a dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha, sintética, direta e bem escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Acredita que nunca vi o livo? nem sabia do filme...nossa, adorei ter passado aqui para me atualizar.

    Estou sorteando alguns livros. Depois passa lá no blog.

    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Também li este livro há pouco tempo (embora não tenha sido para o Desafio Literário), achei bonitinho e tal, mas não posso dizer que tenha sido um dos mais marcantes para mim. Acho que me cansei um pouco com as descrições repetitivas e exageramente "encantadoras", especialmente na primeira metade do livro. Tudo é encantador, encantador isso, encantador aquilo... encantador demais pro meu gosto e olha que é uma palavra que gosto bastante, hehehe.

    Mas, afinal, talvez eu esteja sendo rabugenta demais... um conto de fadas tem mesmo que ser encantador, não? ;))

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página