Sinopse:
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Desde que li a sinopse desse livro, que conta muito da história, achei bem interessante. Esperei até janeiro para ler porque distopia é o tema do Desafio literário 24/12, então a leitura dele já vale como meu primeiro livro para o desafio desse mês. Legend nos apresenta um futuro nada animador, desestres naturais, doenças, guerra, e a desigualdade social ainda maior. O diferencial dessa história é que tem dois narradores em situações opostas, sabe aquilo de sempre conhecer os dois lados da mesma historia, temos isso em Legend, então descobrimos que há mais coisas a ser consideradas.
De um lado temos June, uma garota super inteligente e de classe rica. Ela foi a unica a tirar nota máxima nos testes de aptidão que todos os jovens tem que se submeter quando completam 12 anos, é o resultado desse teste que determinara o futuro dos jovens. Com apenas 15 anos ela já está na faculdade e é recrutada para um alto posto no governo, June cresceu acreditando nos ideias da republica e sente-se horada em trabalhar para eles. Então temos Day, ele também tem 15 anos e é muito inteligente, mas, nasceu no lado pobre da cidade. Quando ele fez o teste algo deu errado, e precisou fugir, a família dele pensa que está morto e nem faz ideia que na verdade ele se tornou um criminoso procurado pela republica. Na verdade, ele é uma especie de Robin Hood juvenil, o que irrita bastante a Republica é como ele é sempre mais esperto que eles e consegue fugir.
Gostei do livro, tem 256 paginas, foi uma leitura bem rápida e dinâmica com os capítulos alternados entre os dois protagonista. Tem ação, algum mistério, só não esperem muito por romance, a reviravolta no fim do livro foi legal e me deixou curiosa para ver o que acontecerá no próximo Sim, é uma serie, hoje em dia a maioria dos livros voltado para o publico jovem é em serie, tudo bem não vou reclamar sobre isso, porque quero continuar acompanhando a história desses jovens prodígio June e Day. Para quem gosta de Distopias ou de uma história mais direta e movimentada Legend é boa indicação.
ahhh gostei demais da dica, deve ser muito bom... vai pra lista com certeza, ainda mais por ser distopica, categoria que estou começando a gostar.
ResponderExcluirEu estou LOUCA pra ler esse livro!!! Não me importo com a falta de romance, estou bem no clima para ler esse tipo de livro :D Todo mundo elogia e espero poder ler o mais rápido possível :D
ResponderExcluirBeijo, Larissa
Another Words
http://anothersimplewords.blogspot.com.br/
Quero muito o livro, kkk. Mas pior que nem tenho previsão para tal, vamos ver...
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oie :)
ResponderExcluirNossa sua resenha me deixou bastante interessado nesse livro , uma coisa que não entendo de maneira alguma é a capa kkkkk ( acho feia ) , mais deve ter alguma relação com a estória com certeza , vou conferir em breve , beijos !!
euvivolendo.blogspot.com ( comenta e segue :D )
Quero muuiito Legend!!!
ResponderExcluirLeio poucas distopias, nem é pq eu evito, simplesmente nunca dá pra eu ler. Mas espero poder comprar (ou quem sabe ganhar) esse livro *-*
Bjss
sete-viidas.blogspot.com
@moniqueQuimbely